Estudos


Olá galera, td bem?! Alguns assuntos vocês não encontrarão aqui mas deverão procurar em "DOWNLOADS" pois la estão disponíveis vários ebooks/apostilas para baixarem à vontade e estudarem com mais conforto (no caso de quem quiser imprimir).

 Na aula de hoje estaremos falando sobre Escalas. Bons estudos!!!!




Escalas

Este é um método fácil e rápido para montar suas escalas, como a escala maior, menor, menor melódica e menor harmônica.

Baseado nesses conceitos nós iremos também aprender a teoria dos modos, porém vamos aprender a harmonizar a escala maior em terças para poder aplicar os modos a nossas melodias.

Tudo organizado da seguinte forma:

1º Tom e Semi Tom
2º Intervalos
3º Escala Maior
4º Escala Menor
5º Menor Melódica
6º Menor Harmônica
7º Harmonizando em terças
8º Teoria dos modos
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Tom e Semi-Tom

O que é?

No baixo, quando passamos, por exemplo, da casa 1 para a casa 2, a distancia percorrida foi de 1/2 tom (meio tom) ou Semi-tom, essa distancia é padrão para instrumentos de corda (com braço).

Por tanto se percorremos da casa 1 para a casa 3 temos 1Tom de distancia.
Observe a formação da escala cromática ou semi-tonada!

C C# D D# E F F# G G# A A# B

(não coloquei os bemóis pois não se faz necessário por enquanto)

De C para C# temos um semi-tom de distancia, já de C para D temos um Tom de distancia!

Guardem bem esta escala se possível decore-a, agora podemos partir para a próxima etapa os intervalos!!!
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Intervalos:

O intervalo é a distancia entre duas notas abaixo eu coloquei um quadro que você deve se dedicar para entender e gravar!!!

Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom
Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom
Terça menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio
Terça maior --------------------------------------------> 2 Tons
Quarta perfeita ou justa ------------------------------> 2 1/2 tons
Quarta aumentada ou quinta diminuta---------------> 3 tons
Quinta perfeita ou justa ------------------------------> 3 1/2 tons
Quinta aumentada ou sexta menor------------------> 4 tons
Sexta maior ou Sétima diminuta---------------------> 4 1/2 tons
Sétima menor------------------------------------------> 5 tons
Sétima maior-------------------------------------------> 5 1/2 tons
Oitava---------------------------------------------------> 6 tons

Abreviaturas:

M----------->Maior
m---------->Menor
J----------->Justa
º----------->Diminuta ou (dim)
Aum------->Aumentada
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Escala Maior:

Para formar a escala maior usaremos uma formula que é a seguinte a partir da tônica!

Tom-Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton esta é a formula da escala maior!

Vamos compor a escala de C (dó maior):

° Para facilitar a formacao das escalas vamos colocar aqui a escala cromática:
C C# D D# E F F# G G# A A# B 


(# = sustenido, b = bemól):
E agora esta se perguntando quando chamar a nota de sustenido ou bemól certo? Fácil...
Se caso você estiver tocando uma escala ou frase que vá na ordem crescente, ou seja, do grave para o agudo, você considera o seguinte:
Dó – Dó# - Ré
No caso decrescente (do agudo para o grave):
Ré – Réb – Dó
(Isto se chama enarmonia, nomenclaturas diferentes para a mesma nota)

Tendo a tônica como C conta-se 1 tom e se tem D (lembram que a escala acima de C para C# temos um semiton então para 1 Tom teremos C C# D)
Então vamos lá:

Tônica+Tom+Tom+Semitom+Tom+Tom+Tom+Semitom 




Confira:
C + 1Tom = D
D+ 1 Tom= E
E + 1/2 tom=F
F + 1 tom= G
G+ 1 tom= A
A+ 1 Tom=B
B+ 1/2 tom=C 

Veja como fica no braço do baixo (4c):


Pronto você formou a escala maior de C agora aplicando essa metodologia que a principio pode parecer complexa você poderá formular todas as 12 escalas maiores!!!
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Escala Menor:

° As escalas também são identificadas por uma sequência de numerais romanos, correspondentes ao grau da escala! Apliquemos este conceito a escala de C (dó maior).

I=C
II=D
III=E
IV=F
V=G
VI=A
VII=B
VIII=C

Partindo desse principio podemos formar uma escala menor sabe como?

ESCALAS RELATIVAS MENORES
Toda escala menor é derivada de uma maior. Mas como eu aplico esse método? Simples siga os passos a seguir:

Tendo a escala de C (dó maior):
C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(sétimo grau)

Repete-se a partir do VI grau e obtém-se a relativa menor que seria Am(lá menor):
A-B-C-D-E-F-G esta é a escala menor relativa de C(dó maior) ou Escala de Am(Lá menor)

Então tendo formulado todas as doze escalas maiores você tem a partir do VI grau de cada escala sua relativa menor!!!!
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Menor Melódica:

Simples e rápido a escala menor melódica é idêntica a escala maior, trocando-se apenas o III grau no caso de C seria E pelo IIIb terceiro grau bemolizado seria Eb então a escala menor melódica de C seria:

C - D - Eb - F - G - A - B - C
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Menor Harmônica

Esta também é uma derivada, só que da escala Menor Melódica, apenas trocando-se seu VI por VIb ao qual ficaria assim:

C - D - Eb - F - G - Ab - B - C
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Harmonizando em Terças:

Bom vamos Harmonizar uma escalinha bem conhecida do pessoal neh? a de C(dó maior-Dinovuuuu!!!)

Então Temos : C D E F G A B C

1-Pagamos a tônica e pulamos uma nota ou seja: ( C pula-se o D temos E)
Faça isso com todas as notas da escala e teremos:
C-E
D-F
E-G
F-A
G-B
A-C
B-D

2-Faça a mesma coisa só que desta vez com a nota que você obteve anterior mente (C pulei D tive E ok? E pulei F tive G) então teremos:

C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C
A-C-E
B-D-F

Pronto agora uma tacada de mestre hein?!!!
Você tem os seguintes acordes formados:

C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Pronto você criou nada mais nada menos que um campo harmônico de C (dó maior) então quando você for improvisar qual escala vc vai utilizar?
Lógico que a escala que deu origem aos acordes C (dó maior)!!!!

A e você acabou de harmonizar em terças porém temos outros tipos de harmonizacao como a harmonia quartal!!!!
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Modos:

Os modos são novas escalas derivadas também de uma escala maior, ai você me pergunta então Am seria um modo, na teoria sim ela seria um modo mas não nos referimos a ela deste modo por alguns conceitos aos quais eu não teria como explicar aqui pra vocês!!!
Mas vamos ao que interessa! Os modos...

Temos a escala de C (dó maior)   

 C - D - E - F - G - A - B - C

C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(sétimo grau)

Como já vimos que seguindo a partir do VI (6º-grau) da escala maior teremos então a sua relativa menor no caso de C seria Am.
Os, modos seguem a mesma linhagem acompanhe a tabela abaixo:

Seguindo a partir do I grau temos o modo Jônico(maior)
Seguindo a partir do II grau temos o modo Dórico(menor)
Seguindo a partir do III grau temos o modo Frígio(menor)
Seguindo a partir do IV grau temos o modo Lídio(maior)
Seguindo a partir do V grau temos o modo Mixolídio(maior)
Seguindo a partir do VI grau temos o modo Eólio(menor)
Seguindo a partir do VII grau temos o modo Lócrio(menor)

Então a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
Dórico= D E F G A B C D
Frígio= E F G A B C D E
Lídio= F G A B C D E F
Mixolídio= G A B C D E F G
Eólio= A B C D E F G A
Lócrio= B C D E F G A B

Mas até ai não muda nada pois só o que fizemos foi mudar a colocação das notas!
Ai vem o golpe da "raposa véia" as progressões dos acordes que vão colorir suas frases. Mas relembrando a harmonização em terças:
C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Temos então uma família de 7 acordes de 3 notas podemos formar um campo harmonicamente mais rico incorporando acordes com 7ª e 9ª, porem levaria um tempo até eu explicar como são formados os acordes de 4 e 5 notas então use a busca!

Os acordes são:
C - Dm - Em - F - G - Am - B°

Grave ou peça a alguem que toque repetidamente o acorde de C, e toque no modo Dórico (no caso de C seria a seguinte escala:D E F G A B C D) não deu diferença nenhuma neh? eu sei mais ai é que tá o modo dórico deriva do II grau da escala de Dó maior então tente a mesma escala só que sobre um acorde de Dm melhorou neh! Sabe porque? Porque o modo Dórico deriva do segundo grau de Dó e o segundo acorde do campo harmônico de C seria justamente Dm, veja:
C(dó maior) (JÔNICO)
Dm(ré menor) (DÓRICO)
Em(mi menor) (FRÍGIO)
F (fá maior) (LÍDIO)
G (sol maior) (MIXOLÍDIO)
Am(lá menor) (EÓLIO)
B° ou Bdim (si diminuto) (LÓCRIO)

Agora se debulhem criando escalas, campo harmônicos e improvisando!
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Pra ficar fácil na formação das escalas

A única escala sem acidentes musicais (#sustenidos ou b bemóis) é a escala de C (dó maior) por isso eu utilizei muito essa escala para uma melhor compreensão.

Então classificação seria assim:

C 0 sustenidos
G 1 sustenidos
D 2 sustenidos
A 3 sustenidos
E 4 sustenidos
B 5 sustenidos
F 6 sustenidos

E agora pra você aprender quais as notas levam os acidente por que até agora você só sabe a quantidade de acidentes possui cada escala então o primeiro acidente é em F segundo em C... veja a tabela abaixo:

1º F
2º C
3º G
4º D
5º A
6º E

Então para exemplificar este conceito peguemos a escala de D por exemplo. A escala de D tem 2 sustenidos, como já vimos o 1º fica em F e o 2º em C então teríamos:

D E F# G A B C#

 

 
 07/01/2014


 Fala ae galera, agora vamos falar um pouco sobre tons relativos. Bons estudos!!!



Tons Relativos

Toda tonalidade (escala) maior possui um tom relativo menor e vice-versa. Para acharmos o tom relativo menor de uma escala maior devemos contar até o sexto grau da escala. Exemplo:


Logo, se tocarmos a escala de Dó maior partindo do seu sexto grau, estaremos executando a escala de Lá menor.
Lá  -  Si  -  Dó  -  Ré  -  Mi  -  Fá  -  Sol  -  Lá


Outro exemplo:






Mi maior = Dó# menor

No caso contrário, encontrar a relativa maior de uma escala menor basta que achemos seu terceiro grau. Exemplo:





 
 
Ré menor = Fá maior


Agora achem todos os tons relativos:

Dó = Lá menor
Fá =
Sib =
Mib =
Láb =
Réb =
Mib =
Dób =
Lá menor =
Mi menor =
Si menor =
Fá# menor =
Dó# menor =
Sol# menor =
Ré# menor =
Lá# menor =

Shape (desenho):
Agora que sabemos como encontrar uma escala relativa, vamos descobrir seu "shape" na escala do instrumento:
 

O exemplo acima está em Lá menor e não possui nenhum acidente assim como sua relativa maior Dó.
Mas já que as duas escala possuem as mesmas notas, quando devo usar uma ou outra?
Resposta: Em função da sonoridade da música executada. Dizemos que a escala maior possui uma sonoridade mais "feliz" e a menor a intenção "triste" em função de seus intervalos (matéria de próximas aulas). Devemos analisar qual a melhor opção ou mesmo checar se o material (tablatura, partitura, cifra) já não apresenta o tema como maior ou menor.
                                                                   
                                                      (este tópico foi tirado do cifraclub)                                      

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